5 frases clichês que toda pessoa com depressão já ouviu.

5 frases depressão


•1 "Fica assim não tem gente que passou por coisas piores"

•2 "Mas você já está forte não é? Já pode parar de tomar esses remédios".

•3 "Isso é frescura, é doença de rico"

•4 "Você nem está se esforçando".

•5 "Vai orar que isso é falta de Deus".

Bom todas as frases acima são totalmente estúpidas mas vamos começar pela de  número 1: A genética já provou que não existe ninguém igual a ninguém, ou seja cada um tem um organismo único e próprio e a depressão acontece por causa de diversos fatores (ainda não muito claros), entre eles químicos e condicionais, então não tem essa de cada "tem gente que passou coisa pior" se somos pessoas únicas, então também temos dores únicas,um ser humano só pode saber a dimensão da sua própria dor, quanto a dor dos outros não temos o direito de julgar pois estamos presos ao nosso próprio corpo, portanto não sabemos o que se passa no outro.

Frase de número 2: Se uma pessoa tem diabete controlada a vida toda por remédios,mas atualmente ela estivesse aparentemente bem então quer dizer que ela pode largar o remédio e se virar por sua conta e risco?
Obviamente que não.Então porque é assim com a depressão?Ainda se tem um tabu muito grande sobre isso,mas a minha opinião (baseada na leitura de livros e artigos sobre o assunto) , depressão é uma doença,e precisa ser tratado através de terapia e remédios,quem teve depressão sabe que mesmo quando se está bem tem que tomar muito cuidado porque a doença sempre está a espreita bem quieta só esperando uma brecha, é como a AIDS se  convive a vida inteira com ela, controlando-a a vida inteira,mas isso não significa que não vá ser uma vida boa.

Frase de número 3 : Essa é realmente muito boa,quem dera que fosse frescura ou drama,a depressão é uma DOENÇA,as pessoas tem colocar isso na cabeça, infelizmente as pessoas com melhores condições de vida (classe média e classe média alta), tem mais chances de tratar a doença de forma correta, como se pobre não tivesse o direito de ficar doente .

Frase de número 4:Alguns dias a pessoa depressiva acorda bem,escova os dentes,toma banho penteia os cabelos e conseguem segurar o café no estômago.No entanto,alguns dias não.O corpo parece pesar uma tonelada escovar os dentes e tomar banho parece uma missão impossível,isso porque a depressão afeta o sistema nervoso e o deixa em frangalhos,afeta os hormônios e deixa a pessoa triste demais ou exausto em excesso,e é aí os remédios agem pra produzir ou reduzir os hormônios que causam isso,o que o organismo não é capaz de fazer sozinho, então a pessoa não tem culpa.

Frase de úmero 5 : Bom eu realmente conheço várias pessoas que acreditam em Deus com todos as forças e têm depressão,mas como eu disse anteriormente ela acontece por diversos fatores,ela começa silenciosa,como apenas uma tristeza ocasional,a pessoa não percebe quando ela chega de fato, não percebe que porque ela vai tomando forma aos poucos e uma coisa eu garanto,TODAS as pessoas são suscetíveis a ela.

Bom eu espero que esse post os ajude de alguma forma porque quanto mais discutimos sobre esse assunto para espalhar informação e diminuir a ignorância,será melhor.
Segue abaixo uma lista de livros e artigos que me ajudaram a compreender melhor a depressão pra quem tiver curiosidade sobre o assunto:

Comentários

  1. Sei exatamente como é doloroso ouvir essas frases. Tenho fobia social e depressão, tomo remédio há anos e ainda não me sinto bem, apenas melhor. Muita gente fala que não tenho nada, outros falam que posso me curar sozinha com pensamento positivo, outros mandam eu parar com os remédios pq fazem mal. Se eu já não tivesse tentado de tudo, não estaria tomando remédios. A pessoa que fala isso, quando está doente, toma remédios e não fica esperando milagre. E com certeza eu ficooo mil vezes pior sem o remédio, sei pois já ocorreu de ficar sem por algumas semanas. Vou parar por aqui, pois fico cada vez mais indignada e o comentário iria ficar enorme...

    Beijinhos <3 Blog Tanamoda / LAYOUTS GRÁTIS / Grupo MBB

    ResponderExcluir
  2. Entendo rsrs é compreensível sua indignação, é muito fácil julgar.

    ResponderExcluir
  3. E péssimo ouvir essas frases, ja tive depressão 2 vezes e foram os piores momentos da minha vida e não é nenhuma brincadeira para as pessoas ficarem julgando quem passa por isso.
    Excelente post. Bjos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Diga o que achou,que eu agradeço desde já pelo comentário e pela visita!